Prefeito de Solonópole é alvo de operação do Ministério Público e Procap

MP e Polícia na casa do prefeito Webston durante busca e apreensões. Foto divulgaçãoMP e Polícia na casa do prefeito Webston durante busca e apreensões. Foto divulgação

O Ministério Público do Estado do Ceará, através da Procuradoria de Crimes Contra Administração Pública – Procap, juntamente com a Polícia Civil cumpriram um mandato de busca e apreensão nas residências do Prefeito Municipal de Solonópole, José Webston Nogueira Pinheiro na manhã de quinta – feira, 23, em Solonópole e em Fortaleza. Conforme apurou o Diário do Sertão Central,  os órgãos cumpriram mandados de busca e apreensão nas residências do Prefeito e ainda na casa do vereador Francisco Margello de Araújo.

Ainda segundo a publicação, os mandatos foram expedidos pelo desembargador Haroldo de Oliveira autorizando as buscas. A operação apura a denúncia de que Webston Pinheiro teria supostamente comprado o mandato do legislador municipal através de um acordo com o vereador em troca de cargos na gestão municipal. No suposto acordo, o vereador renunciaria ao cargo que seria ocupado por um aliado do Prefeito.

Prefeito Webston Nogueira - Solonópole. Foto divulgação.

Prefeito Webston Nogueira – Solonópole. Foto divulgação.

Conforme a publicação da página do Diário do Nordeste, a PROCAP tomou como base da denúncia um vídeo disponível no site YouTube em que o prefeito comemora a adesão do vereador à base aliada. No vídeo Webston cita um acordo o que, para o MPCE, aumenta as suspeitas do crime. O órgão também investiga outras irregulares como a concessão de empregos na Prefeitura para familiares do vereador, dentre eles a esposa de Margello.

De acordo com a vice-procuradora-geral de Justiça e coordenadora da PROCAP, Vanja Fontenele, há indícios de outros delitos que poderão ser comprovados por meio do cumprimento dos mandados. Nas residências foram apreendidos documentos e equipamentos eletrônicos, que serão periciados.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Fechamento de escolas ; Mães choram em audiência pública

Contra fechamento de escolas mães de Solonópole acionam O MP

Leonardo Pinheiro cobra reabertura de escolas em Solonópole

Comunidade protestam contra fechamento de Escolas durante Romaria

Transferência compulsória de alunos: Promotoria arquiva denúncias contra prefeito?

Prefeito fecha escolas para economizar

Segundo o radialista Vilber Figueiredo as buscas foram realizadas na sede do Município e no Distrito de Assunção, por aproximadamente duas horas e meia na residência do ex- vereador Margelo Araujo. Margelo era vereador de oposição e no ano passado renunciou ao seu mandato, em seu lugar assumiu um vereador aliado do Prefeito, disse o comunicador.

O coordenador do Centro de Apoio Operacional da Defesa do Patrimônio Público e da Moralidade Administrativa (CAODPP) Breno Rangel e os assessores da PROCAP Ronald Rocha, Deolinda Noronha, Sérgio Peixoto e Régio Vasconcelos, participaram da operação investigativa. Veja a notícia na página do Ministério Público do Estado do Ceará AQUI.

CASO DAS ESCOLAS

Mães de alunos crianças, prejudicados pelo fechamento de salas de aulas também se organizam para denunciar o gestor em outras instâncias da justiça. No meio do ano letivo de 2015 Webston Pinheiro e a secretaria de Educação são acusados de transferir compulsoriamente dezenas de alunos da zona rural para a sede do município com o objetivo de reduzir os gastos, sendo que, segundo o advogado Valdecy Alves, de 2012 à 2015 o repasse saltou de R$ 16.000.000 para 19 Milhões, provavelmente tendo chegado aos 22 milhões no final do ano. Pais clamaram, protestaram em frente a casa do prefeito, em frente a promotoria do município, em frente a secretaria de educação, buscaram diálogo com o gestor, usaram as rádios e demais veículos de imprensa, denunciaram ao Ministério Público através da Promotoria do Município que, arquivou todas as denúncias e apelos das mães das crianças – alunos das comunidades de Maretas e Vila Cachoeirinha.

Na manhã desta quinta feira, o prefeito de Solonópole divulgou uma nota na rede social se defendendo sobre o caso da suposta negociação com o vereador Magelo. Confira abaixo:

Nota do prefeito se defendendo das acusações. REDE SOCIAL

Nota do prefeito se defendendo das acusações. REDE SOCIAL

 

 

Comentários no Facebook

Site last updated 26/07/2017 @ 15:09; This content last updated 23/06/2016 @ 19:20


Warning: Invalid argument supplied for foreach() in /home/corre075/public_html/wp-content/plugins/push-response/pushresponse.php on line 82