Museu e preservação sobre campos de concentração no Ceará volta ao debate

Dados oficiais contavam 73.918 aprisionados pouco mais de um mês após a abertura dos campos em seis cidades do Ceará (Crato, Ipu, Quixeramobim, Senador Pompeu, Cariús e FortalezaDados oficiais contavam 73.918 aprisionados pouco mais de um mês após a abertura dos campos em seis cidades do Ceará (Crato, Ipu, Quixeramobim, Senador Pompeu, Cariús e Fortaleza.

Os campos de concentração no Ceará dizimaram (mataram) milhares de pessoas. Dados oficiais contavam 73.918 aprisionados pouco mais de um mês após a abertura dos campos em seis cidades do Ceará (Crato, Ipu, Quixeramobim, Senador Pompeu, Cariús e Fortaleza), conforme relata a historiadora Kênia Sousa Rios, ao jornal Folha de São Paulo que fez cobertura especial em Senador Pompeu durante a caminhada da seca. Ela é autora de “Campos de Concentração no Ceará: Isolamento e Poder na Seca de 1932” (Museu do Ceará, 2006). As duas aglomerações da capital viraram até atração turística: visitantes doavam uma certa quantidade de dinheiro aos enjaulados e dali saíam com “a sensação de dever cumprido”.

Segundo o pesquisador e ativista Dr. Valdecy Alves, baseado nos documentos da época e nas publicações do Jornal O Povo de 32,  os flagelados foram atraídos para o Campos de Concentração em Senador Pompeu, com proposta de trabalharem com o início das obras da barragem do Patu. Seria uma proposta falsa e levariam a morte, encurralados, com fome, sede e atacados por doenças como cólera era enterrados em uma cova rasa, (vala grande para enterrar vários corpos).

O assunto sobre a preservação do sítio histórico do Patu está em debate. Já houve o primeiro, segundo e o terceiro seminário com a sociedade civil que busca restauração dos casarões históricos, a construção de um museu e a implementação da história nas escolas. O vídeo abaixo traz importantes debates que servem para entender a importância da parte material e imaterial da história, para a educação, turismo e, principalmente para não voltar a seca de 1932.

Manifestantes tomam avenida 13 de maio durante “rolezinho do Bolsonaro em Fortaleza

Imobiliaária B.Holanda. O sonho a casa própria

Realize o sonho da casa própria com B.Holanda. Acesse www.bholanda.com.br e veja todas as facilidades!

https://i0.wp.com/blogdowalterlima.com/wp-content/uploads/2016/04/pousadas-senador-pompeu-ceará-blog-do-walter-lima-anúncio.png?resize=728%2C90

Tranquilidade, conforto, espaço e segurança.

Jackson Gráfica e JG Copiadoras. A melhor opção do interior!

Jackson Gráfica e JG Copiadoras. A melhor opção do interior!

Comentários no Facebook

Site last updated 26/07/2017 @ 15:09; This content last updated 15/05/2016 @ 13:22


Warning: Invalid argument supplied for foreach() in /home/corre075/public_html/wp-content/plugins/push-response/pushresponse.php on line 82