MPCE firma acordo para preservar antigo campo de concentração em Senador Pompeu

CASARÕES-SENADOR-POMPEU-CEARÁ-WALTER-LIMACASARÕES-SENADOR-POMPEU-CEARÁ-WALTER-LIMA

Tomara que não seja o fim dos casarões com a entrada do poder público municipal… ainda assim é o resultado da luta dos que evidenciaram ainda mais a beleza histórica que o município de Senador Pompeu guarda com resistência a todo tipo de descaso. A matéria do Ministério Público: Com o objetivo de proteger o patrimônio histórico-cultural de Senador Pompeu, o Ministério Público do Estado do Ceará firmou um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com a Prefeitura daquela cidade a fim promover o tombamento de diversos pontos históricos do Município. Foram citados, no acordo, o sítio arquitetônico da “Barragem do Patu”, o tombamento da “Vila dos Ingleses”, do “Cemitério” e do “Campo de Concentração do Patu”, além do registro do bem imaterial da “Caminhada das Almas”.

caminhada-da-seca-senador-pompeu-foto-walter-lima

Caminhada da seca acontece todo mês de novembro

Segundo o promotor de Justiça do Juizado Especial de Senador Pompeu, Geraldo Nunes Laprovitera Teixeira, um inquérito civil público e um relatório técnico foram realizados pelo MPCE e concluíram que o tombamento do “Campo de Concentração” é benefício para a defesa da cultura e história cearenses, por apresentar “inegável valor histórico-cultural”. O Município assinou o TAC e, em caso de descumprimento, será aplicada multa de cinco mil reais por mês.

estação-antiga-senador-pompeu

estação-antiga-senador-pompeu

Segundo relatório do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) a área foi utilizada para instalação de um campo de concentração em 1932, retendo retirantes que iam para Fortaleza na tentativa de fugir da seca. Segundo o documento, ainda existem sobreviventes que passaram pelo lugar. Dos sete campos de concentração existentes no Ceará, à época, o de Senador Pompeu foi o segundo maior, com uma população de 20 mil pessoas.

“Fato que demonstra esse forte elo [com a cidade] foi a construção de um cemitério simbólico localizado na área onde foram colocados os retirantes, com o objetivo de sagração das ‘almas das barragens’, que, inclusive, já tem incorporado a si uma manifestação ritualística: a procissão em louvor às santas almas da barragem, que ocorre no segundo domingo do mês de novembro, tendo como ponto de partida a Igreja Matriz e ponto de chegada o cemitério”, consta na ACP.

Outro momento histórico vinculado ao lugar, trata-se da construção da barragem do açude Patú, que representa o ideal de luta contra as secas no Nordeste, impetrado pela República Velha, quando foram construídos açudes e estradas com o objetivo de facilitar o acesso à água e a mantimentos pelo sertanejo.

ponte rio banabuiu senador pompeu foto Walter Lima

ponte rio banabuiu senador pompeu foto Walter Lima

“Dentro do quadro de ações, a Inspetoria Federal de Obras contra as Secas (IFOCAS), atual DNOCS, contratou a empresa inglesa Dwight P. Robinson e Co. para elaborar o projeto e acompanhar a construção da barragem do açude Patú. A empresa exigiu que fosse construída uma estrutura física para as pessoas que viriam trabalhar na área. O conjunto, iniciado em 1919 e que ficou conhecido como Vila dos Ingleses, não foi concluído, pois o projeto de construção do açude foi paralisado em 1923, por ordem do então Presidente da República, Artur Bernardes”, detalha o relatório do Iphan.

Assista as reportagens e documentários clicando nos títulos abaixo:

Conheça os campos da morte no Ceará

Saiba o que houve no campos de concentração e ab

Caminhada da seca em Senador Pompeu

O dia em que eu caminhei até um campo de concentração

Cultura em abandono e casarões em ruínas

Ponte ferroviária: Hoje trouxemos essa mensagem até vocês 

Assessoria de Imprensa

Ministério Público do Estado do Ceará

Siga Walter Lima no YouTube→www.youtube.com/walterlima100

Siga Walter Lima no Facebook→ www.facebook.com/Blogdowalterlima

Siga Walter Lima no Instagram→ www.instagram.com/walterlimayoutuber

Siga Walter Lima no Twiter → twitter.com/WalterLimaRadio

Siga Walter Lima SnapChat → walterlimatuber

Comentários no Facebook

Site last updated 14/10/2017 @ 20:21; This content last updated 18/04/2017 @ 06:51


Warning: Invalid argument supplied for foreach() in /home/corre075/public_html/wp-content/plugins/push-response/pushresponse.php on line 82