Enem 2016: professores apostam possíveis temas para redação

As inscrições estão encerradas e o exame vai ser nos próximos dias 5 e 6 de novembro.As inscrições estão encerradas e o exame vai ser nos próximos dias 5 e 6 de novembro.

O Enem desafia estudantes e participantes, todos os anos. Não é diferente que nas provas do próximo mês venha temas que exigem criatividade e atenção dos participantes. Considerada um dos principais desafios do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem), a redação pode alavancar a nota dos estudantes que prestam a prova. Por isso, o G1 ouviu professores de escolas e cursinhos da região sobre temas que eles consideram ser tendência para abordagem no exame. A lista pode ajudar ainda quem quer treinar para a redação. (veja também abaixo a lista de temas propostos pelo Enem para redação desde 1998).

Eles arriscam temas como o caso do rompimento da barragem da Samarco, em Mariana (MG), Olimpíadas, terrorismo e a crise migratória na Europa. Além destes, também o envelhecimento da população do país nas próximas décadas, intolerância e temas ligados à saúde.

A professora de interpretação e redação de um cursinho em Taubaté, Mirian Pereira, acredita que assuntos polêmicos serão tratados no exame.

“Um tema atual que mexe com os estudante é a reforma do ensino médio, esse é um assunto polêmico que tem muitas chances de cair. Mas minha principal indicação é sobre os reflexos do terrorismo no mundo e a imigração na Europa”, disse.

Já a professora Fernanda da Silva Mejia, de um cursinho no centro de Taubaté, acredita que temas futuros serão propostos aos candidatos. “Eu trabalho vários temas, mas o que eu acredito que seja proposto esse ano é sobre o envelhecimento da população – daqui 30 anos o número de idosos será maior do que a dos jovens e crianças no Brasil e no mundo. Outra questão é a da alimentação irregular e o porque tem aumentado o número de obesos no país”, afirmou a professora Fernanda Mejia.

Em São José dos Campos, a professora Barbara Roberta acha que o tema mais cotado para este ano é a intolerância, sendo tanto racial quanto religiosa e o bullyng. Apesar da expectativa, ela destaca que ‘temas surpresa’ podem surgir.

“Pode ser que o tema fuja do contexto e fale casos inesperados como o acesso à cultura. Os estudantes devem se atentar aos projetos de lei ou alguma regulamentação [em discussão], normalmente atitudes que influenciam na sociedade são escolhidos como tema”, disse a professora.

Preparação para o enem 2016
Para a professora coordenadora de redação, Gabriela de Araújo Carvalho, que leciona em um cursinho de São José, estar atualizado é a principal dica para que o aluno vá bem na redação.

“Independente do tema, é importante que os alunos se mantenham atualizados com sites, jornais e estudos. Eles devem ter um pensamento já formado para dar uma proposta de intervenção ao assunto pedido na redação. Isso conta muito”, afirmou.

Gabriela aposta em um tema envolvendo o meio ambiente, pois não vem tendo muito destaque nas ultimas provas, e acredita que algo envolvendo a tragédia de Mariana e a Samarco seja o ponto principal.

Enem
As inscrições estão encerradas e o exame vai ser nos próximos dias 5 e 6 de novembro. No dia da prova é obrigatória a apresentação de um documento original de identificação com foto. Mais informações no site oficial do Ministério da Educação.

Confira os temas de outras edições do Enem:

Temas polêmicos são os mais citados pelos professores

Temas polêmicos são os mais citados pelos professores

Com matéria do site G1 e colaborou Gustavo Vieira

Comentários no Facebook

Site last updated 26/07/2017 @ 15:09; This content last updated 24/10/2016 @ 10:54


Warning: Invalid argument supplied for foreach() in /home/corre075/public_html/wp-content/plugins/push-response/pushresponse.php on line 82