Agrotóxicos x Orgânicos: Os melhores alimentos para uma vida saudável

Agrotóxicos x Orgânicos: Os alimentos que são melhores para uma vida saudávelAgrotóxicos x Orgânicos: Os alimentos que são melhores para uma vida saudável

Há muitos anos se utilizam agrotóxicos na produção de frutas, verduras e hortaliças para elas sobreviverem a algumas pragas, no Vale do São Francisco não é diferente. Entretanto, com uma busca maior em saúde e qualidade de vida, está cada vez mais comum a prática da cultura orgânica. O YouTuber Walter Lima havia visitado uma orta em Senador Pompeu em 2016. No vídeo o zelador da orta de alimentos orgânicos, Sr. António conversa um pouco sobre a produção e exportação para cidades da região. VEJA AO VÍDEO ABAIXO:

Conforme a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), os agrotóxicos são agentes constituídos por uma grande variedade de compostos químicos ou biológicos, desenvolvidos para matar, exterminar, combater e repelir pragas. Já o termo “Orgânico” é usado para indicar um alimento produzido de acordo com normas específicas, onde é vetado o uso de quaisquer agroquímicos. Os produtos orgânicos são certificados por uma agência devidamente constituída.

De acordo com a nutricionista, Edilaine Barros, são vários os perigos do consumo de alimentos contaminados com agrotóxicos para a vida do ser humano. “Os agrotóxicos podem causar danos à saúde extremamente graves, tais como alterações hormonais e reprodutivas, danos hepáticos e renais, disfunções imunológicas, câncer, dentre outros”.

Edilaine também afirma que é direito da população ter acesso às informações dos impactos dos agrotóxicos. “É um direito de todos saber as agressões que os agrotóxicos proporcionam, desse modo, faz-se necessário avançar na construção de políticas públicas que possam proteger e promover a saúde humana e também dos ecossistemas que sofrem impactos negativos pelos agrotóxicos, assim como fortalecer a regulação do uso dessas substâncias no Brasil, principalmente por meio do SUS”, explica a nutricionista.

No Vale do São Francisco a produção de orgânicos está crescendo há alguns anos. O comércio acontece de diversas formas, em locais específicos, em alguns supermercados e nas próprias hortas. Em Petrolina, existe um espaço que comercializa apenas orgânicos, ele se encontra na feira livre do bairro Aria Branca. Já em Juazeiro não tem um lugar parecido, mas as famílias que trabalham na horta comunitária do bairro João Paulo II fornecem seus produtos para supermercados da região e comercializa na horta.

Todas as hortaliças e verduras produzidas pela horta do João Paulo II têm o Selo Chão Vivo, onde comprova que os alimentos são orgânicos. As 70 famílias que trabalham no local passaram por capacitações.

Os alimentos orgânicos apresentam uma série de benefícios e vantagens, segundo a nutricionista, Edilaine Barros. “São alimentos mais saudáveis, já que são livres de agrotóxicos, hormônios e outros produtos químicos, são mais saborosos. Sua produção está em harmonia com o meio ambiente, evitando a contaminação do solo, água e vegetação; a produção usa sistemas de responsabilidade social, principalmente na valorização da mão de obra, ou seja, fazem parte de uma agricultura sustentável”, ressalta.

Texto: Débora Souza

Comunicação comunitária da UNEB

Blog do Banana

CURTA A PÁGINA PARA ACOMPANHAR NOVAS POSTAGENS NO FACE: https://www.facebook.com/Blogdowalterlima

Veja qual vídeo novo tem no meu canal Walter Lima YouTube; inscreva-se: https://goo.gl/fRXDrt

Comentários no Facebook

Site last updated 14/10/2017 @ 20:21; This content last updated 03/02/2017 @ 22:05


Warning: Invalid argument supplied for foreach() in /home/corre075/public_html/wp-content/plugins/push-response/pushresponse.php on line 82